sexta-feira, 27 de maio de 2011

Interpretação de Texto


            "Na aula ministrada nos dias 30/04 e 07/05, tratamos sobre um texto que abordava como tema principal: Língua. Foi feita uma discussão sobre o tema, onde houve a troca de ideias e entendimentos relacionados à leitura do mesmo.  Fizemos uma breve “entrevista” preenchendo um pequeno formulário solicitado pela professora, a fim de entendermos como se comporta a linguagem escrita em relação à posição de um argumento pronunciado, visualizado que no decorrer da tarefa houve certa dificuldade para transpassar uma idéia para o papel, e logo começamos a analisar algumas palavras, na forma escrita e na forma articulada. Uma análise interessante, pois ajudou a sanar várias dúvidas em relação às mesmas. A aula foi bem dinâmica e teve um ótimo rendimento."


INTERPRETAÇÃO??!!





Muitos afirmam que interpretar um texto é algo complicado, que é preciso ter um bom nível de conhecimento para extrair o verdadeiro sentido do texto. Mas na realidade isto é para fugi de um problema que não é de difícil solução.

         “Mas cada um tem o seu próprio entendimento.” No texto literário essa idéia tem algum fundamento, tendo em vista a linguagem conotativa. Pois se busca o sentido original do texto atribuído por seu autor, descobrindo o que o escritor quer passar para o leitor ao escrever esse o mesmo. Exemplos: Que tipo de sentimentos, opiniões e informações sobre a história. Como tudo, em não-literario isso é um equivoco, por que é preciso se


 retirar informações implícitas e explicitas do texto.






Sejamos um texto:
O que há de melhor e pior no mundo


Há mais de dois mil e quinhentos anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Ele era corcunda, feio mas de sabedoria única no mundo.


Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou: - Toma, Esopo. Aqui está uma sacola cheia de moedas de ouro, corre ao mercado e compra o que há de melhor no mundo para um banquete.

Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por um fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficou surpreso: - Ah, língua!

Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo? - O escravo de olhos baixos, explicou a sua escolha: - O que há de melhor do que a língua senhor?

A língua é que nos une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chave da ciência, o órgão da verdade e da razão, graças a língua podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura e da compreensão. Com a língua se ensina, com a língua dizemos "sim", com a língua dizemos " eu te amo!".





O QUE PODE HAVER MELHOR DO QUE A LÍNGUA SENHOR?



O mercador levantou-se entusiasmado: - Muito bem, Esopo! - Realmente me trouxeste o que há de melhor. Toma agora esta outra sacola de moedas e traga o que há de pior, pois quero testar a sua sabedoria.

Depois de algum tempo, Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto pôr um pano. O mercador descobriu o prato e ficou indignado: - O quê? - Língua? Outra vez? Não disseste que a língua era o que havia de melhor?

E Esopo respondeu ao mercador: - A língua senhor é o que há de pior no mundo, é a fonte de todas as intrigas, o início de todos os processos, a mãe de todas as discussões... É a língua que separa a humanidade, que divide os povos, a língua é o órgão da mentira, da discórdia, da guerra. É a língua que insulta, que corrompe. Com a língua dizemos "não" e " eu te odeio!".









AÍ ESTÁ SENHOR POR QUE ELA É A PIOR E A MELHOR DE TODAS AS COISA DO MUNDO... 











COMO SEMPRE, CABE DECIDIRMOS SE USAREMOS ELA PARA O BEM OU PARA O MAL






BIOGRAFIA DE ESOPO
SE SUPÕE QUE VIVEU ENTRE 620 E 560
ANTES DE CRISTO, E QUE FOI UM ESCRAVO LIBERTADO DE FRIGIA.







  • Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;



  • Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;



  • Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;



  • Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;



  • Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;



  • O autor defende idéias e você deve percebê-las;

Agora faça a leitura desse texto abaixo








 e tente identificar o tema:























[                              ]
  Um jornal é melhor do que uma revista. Um cume ou encosta é melhor do que uma rua. No início parece que é melhor correr do que andar. É preciso experimentar várias vezes. Prega várias partidas; mas é fácil de aprender. Mesmo as crianças podem achá-lodivertido.
Uma vez com sucesso, as complicações são minimizadas. Os pássaros raramente se aproximam. Muitas pessoas, às vezes, fazem-no ao mesmo tempo, contudo isso pode causar problemas.
É preciso muito espaço. É necessário ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não houver complicações, pode ser muito agradável. Uma pedra pode servir de âncora. Se alguma coisa se partir, perdemo-la e não teremos uma segunda chance.
(autor desconhecido)

Agora leia o texto novamente, só que desta vez com a palavra PIPA em mente.
Viu a diferença? Isso ocorre em outras situações também, como em problemas de matemática ou física, em um dialogo médico para leigos, enfim é normal!!

























Allanayne Mayra, Fernando Ribeiro e John Carlos