sexta-feira, 27 de maio de 2011

Interpretação de Texto


            "Na aula ministrada nos dias 30/04 e 07/05, tratamos sobre um texto que abordava como tema principal: Língua. Foi feita uma discussão sobre o tema, onde houve a troca de ideias e entendimentos relacionados à leitura do mesmo.  Fizemos uma breve “entrevista” preenchendo um pequeno formulário solicitado pela professora, a fim de entendermos como se comporta a linguagem escrita em relação à posição de um argumento pronunciado, visualizado que no decorrer da tarefa houve certa dificuldade para transpassar uma idéia para o papel, e logo começamos a analisar algumas palavras, na forma escrita e na forma articulada. Uma análise interessante, pois ajudou a sanar várias dúvidas em relação às mesmas. A aula foi bem dinâmica e teve um ótimo rendimento."


INTERPRETAÇÃO??!!





Muitos afirmam que interpretar um texto é algo complicado, que é preciso ter um bom nível de conhecimento para extrair o verdadeiro sentido do texto. Mas na realidade isto é para fugi de um problema que não é de difícil solução.

         “Mas cada um tem o seu próprio entendimento.” No texto literário essa idéia tem algum fundamento, tendo em vista a linguagem conotativa. Pois se busca o sentido original do texto atribuído por seu autor, descobrindo o que o escritor quer passar para o leitor ao escrever esse o mesmo. Exemplos: Que tipo de sentimentos, opiniões e informações sobre a história. Como tudo, em não-literario isso é um equivoco, por que é preciso se


 retirar informações implícitas e explicitas do texto.






Sejamos um texto:
O que há de melhor e pior no mundo


Há mais de dois mil e quinhentos anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Ele era corcunda, feio mas de sabedoria única no mundo.


Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou: - Toma, Esopo. Aqui está uma sacola cheia de moedas de ouro, corre ao mercado e compra o que há de melhor no mundo para um banquete.

Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por um fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficou surpreso: - Ah, língua!

Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo? - O escravo de olhos baixos, explicou a sua escolha: - O que há de melhor do que a língua senhor?

A língua é que nos une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chave da ciência, o órgão da verdade e da razão, graças a língua podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura e da compreensão. Com a língua se ensina, com a língua dizemos "sim", com a língua dizemos " eu te amo!".





O QUE PODE HAVER MELHOR DO QUE A LÍNGUA SENHOR?



O mercador levantou-se entusiasmado: - Muito bem, Esopo! - Realmente me trouxeste o que há de melhor. Toma agora esta outra sacola de moedas e traga o que há de pior, pois quero testar a sua sabedoria.

Depois de algum tempo, Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto pôr um pano. O mercador descobriu o prato e ficou indignado: - O quê? - Língua? Outra vez? Não disseste que a língua era o que havia de melhor?

E Esopo respondeu ao mercador: - A língua senhor é o que há de pior no mundo, é a fonte de todas as intrigas, o início de todos os processos, a mãe de todas as discussões... É a língua que separa a humanidade, que divide os povos, a língua é o órgão da mentira, da discórdia, da guerra. É a língua que insulta, que corrompe. Com a língua dizemos "não" e " eu te odeio!".









AÍ ESTÁ SENHOR POR QUE ELA É A PIOR E A MELHOR DE TODAS AS COISA DO MUNDO... 











COMO SEMPRE, CABE DECIDIRMOS SE USAREMOS ELA PARA O BEM OU PARA O MAL






BIOGRAFIA DE ESOPO
SE SUPÕE QUE VIVEU ENTRE 620 E 560
ANTES DE CRISTO, E QUE FOI UM ESCRAVO LIBERTADO DE FRIGIA.







  • Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;



  • Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;



  • Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;



  • Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;



  • Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;



  • O autor defende idéias e você deve percebê-las;

Agora faça a leitura desse texto abaixo








 e tente identificar o tema:























[                              ]
  Um jornal é melhor do que uma revista. Um cume ou encosta é melhor do que uma rua. No início parece que é melhor correr do que andar. É preciso experimentar várias vezes. Prega várias partidas; mas é fácil de aprender. Mesmo as crianças podem achá-lodivertido.
Uma vez com sucesso, as complicações são minimizadas. Os pássaros raramente se aproximam. Muitas pessoas, às vezes, fazem-no ao mesmo tempo, contudo isso pode causar problemas.
É preciso muito espaço. É necessário ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não houver complicações, pode ser muito agradável. Uma pedra pode servir de âncora. Se alguma coisa se partir, perdemo-la e não teremos uma segunda chance.
(autor desconhecido)

Agora leia o texto novamente, só que desta vez com a palavra PIPA em mente.
Viu a diferença? Isso ocorre em outras situações também, como em problemas de matemática ou física, em um dialogo médico para leigos, enfim é normal!!

























Allanayne Mayra, Fernando Ribeiro e John Carlos

terça-feira, 5 de abril de 2011

Relatório de Atividades Complementares/Palestras 18/03/2011 a 19/03/2011





ANO
2011

DADOS PESSOAIS

Nome: Fernando Francisco Ribeiro


Curso/Semestre: Sistemas de informação 1 Semestre 1 SINA A


Professor/Disciplina: Fabio Cardoso Santos – Fundamentos de Informática


E-mail: fernandofribeiro@yahoo.com.br



<><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><>

MODALIDADE

Presencial

ATIVIDADE

1-      III SGTI Seminário de Gestão
de Tecnologia Informática (Palestra).
2-      Work shop (mini-curso).
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

O Seminário visa por finalidade promover
 prévio conhecimento junto à empresa de
 âmbito nacional e renome internacional sendo
 na área de desenvolvimento de softwares e
 gerenciamento de projetos, utilizando as
 ferramentas especificas como ITIL, COBIT,
 6SIGMA, CMMI, PMBOK, ISO 20.000 -1 /2
 sendo utilizadas na governaça de TI, ISO 27000.


INSTITUIÇÃO OU LOCAL DA ATIVIDADE


 FACULDADE ESTADO DE RORAIMA - UERR
 SENAC - Auditório



DATA

18/03/2011 ate 19/03/2011 

CARGA HORÁRIA

08h (oito) de duração da Palestra /
04 (quatro) de duração horas Work shop

PARTICIPANTES /PALESTRANTES




Professor MS. Fabio Cardoso Santos
Heleno Ferreira- PRODAM / HIPROJETOS
Rayfram Rocha - ICON
Elônio Barbosa – TOTVS
                             SERPRO-RR
                              

Relatório detalhado
1-Cronograma do Evento.
 Abertura e agradecimentos aos apoiadores e patrocinadores do
 III SGTI – Seminário de Gestão de Tecnologia da Informação.
O mestre cerimonial falou sobre o objetivo do III SGTI, iniciando
 a primeira palestra com o representante da PRODAM AM / RR
-HIPROJETOS – Heleno Ferreira, em seguida o palestrante Elônio Barbosa
– Totvs / finalizou o primeiro dia de duração do seminário.
 No segundo dia Rayfran Rocha – ICON, SERPRO-RR, encerrando
o evento
2-Tema abordado.
O assunto governança na TI tem em foque e abrange algumas
 ferramentas Util, Cobit, ISO 20.000-1 e 20.000-2.
Elônio Barbosa representou Totvs soluções, software, o crescimento
 da empresa na America Latina intenções da empresa no estado de Roraima.
Palestrante Rayfran Rocha - ICON apresenta mais informações e
complemento sobre a ferramenta ITIL V 2, ITIL V3, Treinamento,
certificações e boas praticas.  
SERPRO-RR apresenta a Certificação Digital, chaveamento
e segurança dos dados.
3-Desempenho/Perfil das Coordenações, Grupos ou Palestrantes. 
Heleno Ferreira, apresentação mostrou que dominando o assunto
em questão ha pleno condições para ter uma ótima Governança em TI,
aplicando as ferramentas devidamente ajustadas de acordo com as
necessidades da empresa.
Certificações  
ITIL® Expert (vs3)  ITIL® Expert (vs3) ISO/IEC 20.000 Certified Professional
 Microsoft Certified Trainer, Microsoft Certified Systems Administrator security
Windows Sever 2008 Network Infrastructure , Configuration
Windows Sever 2008 Applications Infrastructure, configuration
Windows Sever 2008 Active Directory, configuration
Windows Sever Vista, configuration
Rayfram Rocha – ICON qualificações MSc-PMP Abordou um
complemento de IIL v3 juntamente com algumas tendências para a área de TI.
Elônio Barbosa – TOTVS Apresentou a empresa TOTVS, mostrando
algumas áreas e a forma de tratamento entre empresa/cliente e vice-versa.
Comentou sobre a área de abrangência da empresa e os projetos para o norte do Brasil.
4-Conteúdo desenvolvido no evento.
Apresentação do palestrante Heleno Ferreira, aborda o tema Governança em TI
em boas praticas em elementos oferecidos pela organização
 PRODAM / HIPROJETOS mostrando domínio do assunto governança
em TI agregando alinhamento estratégico, entrega de valor, gestão de recursos,
gestão de riscos, mensuração de desempenho tendo conseqüência o Controle,
Transparência, Previsibilidade. Resultado obtido após a adequação dessas técnicas
e Qualidade de serviço.
Rayfran Rocha – ICON apresentou rapidamente um esclarecimento sobre ITIL v3,
 fazendo uma breve abordagem nos assuntos: Os modelos de negócios estão
 mudando, A importância da TI, As tendências do mercado de TI em 2011,
 O papel da GTI na organização, Treinamentos e certificações, Gestão de projeto
 de TI com ITIL V3.
5-Opinião.  
Apesar de estar me inserindo no campo da tecnologia mais profundo que
e Sistemas de Informação este seminário abre uma visão pra que a Governança
em TI, aplicando as ferramentas necessárias para uma solidificação na empresa
que possa se praticada visando agregar valores e melhorar o funcionamento de
 uma instituição usando melhores praticas ajustadas e seguidas, medindo
 pra controlar, gerenciar, podendo melhorar e por fim o sucesso depende do
 envolvimento de todos da instituição.
Não tão logo esquecido a responsabilidade que e uma governança de ti ajustada
de acordo com modelos reconhecidos no mercado, imaginado uma empresa que
 vai contratar outra para determinado serviço e não têm as devidas certificações,
Itil, Cobit e demais, e uma concorrente no mercado com todas as certificações
 reconhecidas e documentadas que tem responsabilidade no que esta sendo
proposto pra gerenciar. Ficando assim qual das empresas que tem mais chance
 no mercado, lembrando que o mercado e competitivo e se uma empresa ficar
 para trás com o passar do tempo, provavelmente sumira no meio das demais.
A Governança em TI determina a questão de implantação das ferramentas a ser
 utilizadas vem se a descobrir que não e em um mês que será aplicada e o
retorno será de imediato e sim um trabalho que será agregado à empresa
adaptando-se as novas normas e processos estipulados anteriormente
não aplicados anteriormente gerando algumas insatisfações pelo capital humano
 da empresa.
O Tema desta palestra visa mostrar um amplo mercado em pleno aquecimento
 já à tendência da TI como um dos nossos palestrantes mencionou segundo o
IDC haverá grande crescimento em 13% (treze por cento) do MTI, ficando
assim o dobro da media anual mundial de 7% (sete por cento). Imaginado
 que milhares de empresas no Brasil e no exterior começam a se adequar as
normas de qualidade na TI, usando a Governança em TI como sua principal
 meta de crescimento e ascensão no mercado tão competitivo.